Dança

Formação-Ministério de Dança:Presente de Deus

1. Porque Dançar?

Utilizar a dança como opção de ferramenta para comunicar o Evangelho não está ligado apenas à modernidade dos tempos de hoje ou aos jovens, mas muito pelo contrário é uma manifestação profundamente humana e por isso mesmo, não é uma novidade dentro do culto cristão.

A dança sempre esteve presente na vida da Igreja, através da Palavra de Deus podemos ver isso se concretizando.Meditemos como os Profetas a faziam sempre em momentos de louvor,adoração e de júbilo e com eles aprendamos como nossa Dança pode ser instrumento de Evangelização.

●Moisés (Ex15, 1.20)

●Davi (II Sam6, 14)

●Judite (Jud15, 15-16,1)

O que a Igreja diz das Artes:

'A Igreja nunca considerou seu nenhum estilo de arte, mas conforme a índole dos povos e as condições e necessidades dos vários Ritos admitiu as particularidades de cada época, criando no curso dos séculos um tesouro artístico Dino de ser cuidadosamente conservado. Também em nossos dias e em todos os povos e regiões a arte goze de livre exercício na Igreja, contanto que, com devida reverência e honra, sirva aos sagrados tempos e às cerimônias sacras; de tal sorte que ela possa unir sua voz ao admirável concerto de glória, que os grandes homens cantaram a fé católica nos séculos passados.”

Concílio Ecumênico Vaticano.



Dentro da Igreja existem vários grupos, movimentos que têm a arte como forma de evangelização, é o caso da Renovação Carismática Católica, através dos Ministérios.


O que se entende por Ministério?

Ministério é um Carisma, ou seja, um Dom dado do alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que, na Comunidade e em vista da missão na Igreja e no mundo, assume a forma de serviço(...).

2. A Dança como forma de evangelização.


O Ministério de Dança antes de tudo é um Carisma, um Dom, um Presente dado por Deus a você a partilhar às pessoas.

MISSÃO: ▪ Levar as pessoas a terem uma experiência íntima e pessoal com nosso Deus.

▪ Levar o povo todo (até os mais desajeitados) a dançar.

                                                                                João Walter

Mas como levar as pessoas a terem uma experiência íntima com Deus, se eu não tenho no meu Ministério/Grupo de Oração?

A dança tem que ser canal da graça de Deus, mas quando colocamos barreiras damos brecha à ação do inimigo, pois ele vai atingindo nossos pontos fracos, nos deixando desanimados, com insegurança, com medo, nos fazendo pensar que somos incapazes, inferiores, criando em nossas mentes uma enorme complexidade e isso impedindo qualquer que seja a ação do Espírito Santo.

“Precisamos nos deixar curar, para que a unção de Deus que já está em nós derrame quando estivermos servindo em alguma missão”

                                                                                                                                          Janaina Gomes

3. O modo como Dançamos


Temos que ter cuidado com o transbordamento, pois transbordamos tudo, devemos estar sempre em constante vigilância, em combate para que a nossa dança seja um sinal de salvação e não de perdição.

▪ Figurinos/Sensualidade;

▪ Olhares/Malícia;

▪ Luxúria;

▪ Melindres;


3.1 A unidade no Ministério de Dança

                                    “A unidade é estar em um só pensamento, objetivo”

O que Deus te chama a perder hoje para que seu Ministério possa viver a unidade, a Comunhão Fraterna?



4. Dança: Ministério de Beleza, Simplicidade e Liberdade

Temos que refletir a beleza e a simplicidade de Deus em cada gesto, movimento, olhar, sorriso, pulo e para que tudo isso aconteça é necessário que deixemo-nos ser esse instrumento, esse veículo,essa seta que aponta em direção ao Pai.

E isto se realiza quando estamos firmes na nossa fé, temos uma vida de oração pessoal, uma vida íntima com Jesus, quando buscamos os sacramentos,ou seja, quando nos revestirmos da armadura de Deus.

                           ''Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente, e com desassombro, como é meu dever! ''

                                                                                                                                        Efésios 6,10-20


                                                                                       

Joelma Magalhães Silva

Coord. Arquidiocesana Ministério Dança
Grupo de Oração São João Batista
Ministério de Dança Ilumin’art